Assédio e violência no trabalho

Que assédio e violência podem ocorrer em qualquer lugar, todo mundo sabe. O que não podemos é aceitar passivamente que ocorram no ambiente de trabalho.

Costumamos classificar o assédio em dois grandes grupos: assédio moral e assédio sexual.

Vejamos, então, cada um deles.

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades

O assédio moral é uma forma de violência que desestabiliza emocional e profissionalmente o indivíduo, sendo manifestada por meio de ações diretas, como acusações, insultos, gritos, humilhações públicas, e indiretas, como, por exemplo, propagação de boatos, isolamento, recusa na comunicação, fofocas e exclusão social.

Assédio sexual é conduta de conotação sexual praticada contra a vontade de alguém, sob forma verbal, não verbal ou física, manifestada por palavras, gestos, contatos físicos ou outros meios, com o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetara sua dignidade, ou de lhe criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.

Uma coisa importante destacar é que, independente da intenção do assediador, sua conduta pode ser considerada assédio moral ou sexual.

Compartilhe esta publicação

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Publicações anteriores